outubro 21, 2009

O amigo do Sol!!!

Resolvemos espichar um pouco mais o passeio, e dar uma banda por Punta del Este, banda de uns bons quilômetros, diga-se. O badalado balneário possui um sem número de atrativos para o olhar, paladar, olfato - o mar é verde-sublime (gelaaado) mas o grande objetivo daquele dia cinza era chegar a um lugar em especial - onde as tormentas possuem personalidade própria, mas o sol é o rei que realmente impera, mesmo quando não aparece.
Refiro-me à Casapueblo, lar-museu e ateliê do artista Carlos Páez Vilaró, os quais a jornalista e fotógrafa Cris Berger revela com maestria em matéria produzida para a revista da Tam, edição 45, de novembro de 2007.
El Museo-taller Casapueblo já encanta por si só, com uma arquitetura audaciosa que fora erguida aos poucos e serviu de inspiração a Vinícius de Moraes (amigo de Vilaró) em sua composição A Casa, aquela mesmo, que era muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada... pois hoje ela, a casa, é O cenário do espetáculo que é o conjunto de obras do grande artista uruguaio: arquitetura-pintura-cerâmica-escultura...


- gracias mí amor, por venir conmigo a cá...


"Pido perdón a la arquitectura por mi libertad de hornero."
Carlos Páez Vilaró
*hornero - nosso conhecido amigo João-de-barro

curiosidade versus encantamento;

sob o olhar do futuro arquiteto (??)


a pequena arteira decifrando os traços de Vilaró




na luta contra linhas e ângulos, buscando humanizar a arquitetura - foi o próprio Vilaró quem falou


eu e as Ânforas
... e a tarde foi caindo, entre uma abertura e outra eu tentava acreditar que as nuvens sumiriam e que aquele que teimava em brincar de esconde-esconde, viria nos saudar; o meio-sol que abre a postagem busquei no site do artista, porque o amigo do 'astro-rei' o pintou de todas as maneiras, cores, formas e signos (im)possíveis, (in)acreditáveis. Para demonstrar sua real devoção gravou uma mensagem, que ecoa à tardinha por todos os aposentos daquela casa que foi feita com muito esmero, uma poesia que o celebra, dizendo entre outras palavras, num tom castelhano que entra cantando em meus ouvidos - “O sol é meu amigo mais antigo. Nunca deixa de vir despertar-me. Tão pouco de despedir-se ao final de cada entardecer quando parte a iluminar outros lugares.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário